A Federação de Vôlei e dos Esportes Master Capixaba foi criada e tem o seu funcionamento amparado na Constituição Federal, na Lei Pelé, na Lei Geral do Esporte e no Marco Legal das Ong's. Integra o Sistema Esportivo Nacional como entidade de Administração Esportiva com foco na organização e apoio ao desenvolvimento do Esporte Master como ferramenta para a promoção da qualidade de vida, da socialização, da saúde física e mental de seus praticantes. É filiada ao Comitê Brasileiro do Esporte Master - CBEM.
Como manifestação esportiva, o Vôlei Master enquadra-se na legislação brasileira como de Prática Formal, de Rendimento, Amador e não olímpico.
HISTÓRICO
Surgiu como necessidade natural em decorrência dos preparativos para a realização do campeonato brasileiro "Rota Sudeste de Vôlei Master" em 2018.
PREMISSAS
1 -Trabalhar é o que o Atleta Master faz entre as competições;
2 - As competições devem obrigatoriamente atender a critérios de sociabilização e celebração, além dos óbvios critérios técnicos;
3 - O Atleta Master é o foco principal da nossa atenção e atuação;
4 - Existe o “Espírito Master” e os atletas são seus guardiões e difusores. É este espírito que diferencia o esporte Master do esporte profissional e do esporte olímpico;
5 - O Esporte Master no Brasil e no mundo é formado pelas equipes, formalizadas ou não. Atendidas as normas estatutárias e os regulamentos de cada competição, é livre a participação de todos.
VISÃO
Ser um instrumento, um meio, que contribua para que todos conquistem, através do Esporte Master, uma vida longa, boa e digna.
MISSÃO
Apoiar, Promover e Desenvolver o Esporte Master Capixaba